| hmin
Embora não se conheçam os resultados concretos da missão do presidente do Banco Central (BC), Armínio Fraga, nos Estados Unidos, os encontros com autoridades renderam novas manifestações de apoio. O secretário do Tesouro norte-americano, Paul O’Neill, afirmou que o Brasil está em busca de políticas econômicas sólidas e tem "apoio total" dos Estados Unidos.
– Estou convencido de que Fraga e o governo brasileiro perseguem políticas econômicas sólidas de longo prazo que criam as bases de uma estabilidade econômica e financeira – disse O’Neill em comunicado após o encontro com Fraga.
– Apoiamos totalmente seus esforços e intenções.
Também o Fundo Monetário Internacional (FMI) elogiou em nota os fundamentos da economia brasileira, após a conversa do presidente do BC com o diretor-gerente do Fundo, Horst Köhler:
"O senhor Fraga e o diretor-gerente revisaram os acontecimentos econômicos recentes e concordaram que os fundamentos econômicos do Brasil continuam a ser fortes. O senhor Fraga confirmou que o programa apoiado pelo Fundo está nos trilhos."
Especula-se que o dirigente do BC tenha ido a Washington sondar a possibilidade de novo empréstimo do FMI que garanta uma transição de governo sem novos abalos no mercado. Fraga disse apenas que as conversas foram boas. Não quis detalhar o que foi discutido.
– Tivemos uma boa reunião – disse, referindo-se ao encontro no FMI. – Detalharei a conversa amanhã (hoje), em Nova York.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.