| 19/07/2002 08h56min
O Banco Mundial (Bird) confirmou que emprestará US$ 150 milhões à Argentina, em curto prazo. O comunicado foi distribuído pelo Ministério da Economia da Argentina. Segundo o documento, o Banco Mundial considera que nos últimos meses o sistema financeiro argentino superou a severa crise verificada no início do ano.
Nessa quinta, dia 18, o Fundo Monetário Internacional (FMI) defendeu a adoção por parte da Argentina de uma âncora monetária para afastar o medo da hiperinflação, segundo o porta-voz da instituição, Thomas Dawson. Com esse comunicado, a direção do fundo volta a criticar as políticas financeiras do governo Eduardo Duhalde.
Dawson lembrou ainda que o FMI antecipou que a troca dos depósitos bancários bloqueados por bônus do governo argentino não funcionaria. Só 20% dos correntistas aceitaram trocar o dinheiro bloqueado no chamado corralito pelo bônus. Segundo ele, seria conveniente buscar uma outra opção para superar a crise do sistema financeiro.
Na próxima semana, uma comissão de notáveis – integrada por ex-presidentes de bancos centrais – viaja a Buenos Aires para começar a analisar possíveis políticas monetárias e fiscais para a Argentina.
• Leia mais sobre a crise argentina.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.