| hmin
O líder do PDT na Câmara, deputado Miro Teixeira (RJ), disse nesta sexta-feira, dia 19, que os candidatos à presidência do PPS, Ciro Gomes, e do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, são os mais beneficiados pela verticalização das coligações partidárias.
Ele lembra que a previsão inicial era outra, a de que a obrigatoriedade de repetir nos Estados a mesma coligação feita para a Presidência da República, beneficiaria o tucano José Serra. Entretanto, segundo o líder do PDT, as campanhas mostram que o que realmente ocorre: Serra e o candidato do PSB, Anthony Garotinho, foram os mais prejudicados pela medida.
Em agosto do ano passado, foi Miro Teixeira quem encabeçou, a representação que levou a Justiça Eleitoral a baixar a resolução sobre a verticalização. A medida desagradou à maior parte dos partidos, mas virou uma das principais bandeiras de sua campanha à reeleição.
Na avaliação de Miro Teixeira, sem a verticalização, Ciro, apoiado por seu partido e pelo PTB, perderia palanque nos Estados em troca de alianças dos diretórios com o governo estadual.
Ele acredita que o PL faria o mesmo com Lula nos Estados. Apareceria na campanha à presidência aliado a um partido de esquerda - "se purificaria passando pelo Rio Jordão", ironiza o deputado, "mas por baixo dos lençóis, na campanha estadual, valeriam os acordos fisiológicos".
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.