| 28/07/2006 06h30min
No próximo domingo, dia 30, Inter e Grêmio fazem no Beira-Rio um dos principais confrontos do país. É o clássico Gre-Nal, que volta a ser disputado pelo Campeonato Brasileiro depois de 645 dias – o último duelo foi em 23 de outubro de 2004, e terminou com a vitória colorada por 3 a 1.
A vitória do Inter há dois anos afundou ainda mais o rival na competição. O Colorado terminaria o Brasileirão – vencido pelo Santos – em oitavo lugar, enquanto o Grêmio amargaria a lanterna e o rebaixamento à segunda divisão, depois de uma campanha pífia.
Em 2005, com o Tricolor na Série B, restou a esperança de se assistir ao clássico pelo Gauchão. Porém, o Grêmio, ainda com um grupo em formação, parou na fase semifinal e o 15 de Novembro acabou fazendo a final com o Inter.
Neste ano, o Gauchão voltou a ser decidido entre os dois maiores clubes do Rio Grande do Sul. O Inter, com o respaldo do vice-campeonato no Brasileirão 2005 e da campanha na Libertadores da América, era o favorito. Mas o Grêmio, campeão da Série B 2005, surpreendeu: segurou um 0 a 0 em casa e, no Beira-Rio, comemorou o título após nova igualdade (1 a 1) – o gol fora de casa garantiu o desempate.
Agora, novo duelo, e em nova situação. Pelo lado vermelho, a perda do que seria o pentacampeonato gaúcho ainda está entalada. Mas a prioridade é a Libertadores. Por isso, será escalado um time reserva. Mas, como é Gre-Nal, que ninguém aposte na falta de interesse do Colorado. A rivalidade não permite descaso.
Do lado azul, a luz de perigo acendeu após os últimos resultados. É preciso uma vitória para se recuperar no Brasileirão. E, de preferência, uma vitória na casa do inimigo, para provar que a última conquista não foi por acaso.
André Roca
andre.roca@rbsonline.com.br
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.