| 20/07/2002 14h08min
A primeira pesquisa de opinião após a confirmação oficial das candidaturas ao governo do Estado aponta o atual governador e candidato à reeleição, Esperidião Amin (PPB), com 50% dos votos, mais do que a soma dos outros cinco candidatos juntos. Com esse percentual, Amin venceria a eleição ainda no primeiro turno.
O candidato da Coligação Por Toda Santa Catarina (PMDB-PSDB), Luiz Henrique da Silveira, ficaria em segundo lugar na pesquisa estimulada do Instituto Ibope com 21% dos votos, seguido pelo petista José Fritsch, com 6%. Sérgio Grando, do PPS, receberia 4%, Antônio Bello Júnior (PSB), 1%, e o candidato do PSTU, Gilmar Salgado, 0%. O percentual de eleitores que não opinaram ou votariam em branco alcança 19%.
No levantamento espontâneo, o governador Esperidião Amin também lidera com 21% dos votos. Luiz Henrique recebe 10% e José Fritsch, 3%. Outros candidatos dividem 1% do eleitorado. Sessenta e um porcento dos eleitores não sabem ou não quiseram opinar e 4% responderam que votariam em branco ou anulariam o voto. Na possibilidade de segundo turno, foram aferidas três alternativas. Em todas elas, Esperidião Amin venceria com mais de 60% dos votos.
Em uma eventual disputa entre ele e Luiz Henrique da Silveira, Amin ficaria com 61% contra 29% do peemedebista. No cenário seguinte, se a disputa em 2° turno se desse entre Amin e o ex-prefeito de Chapecó José Fritsch o primeiro receberia 71% dos votos e o petista, 17%. Entre Amin e Sérgio Grando, os percentuais alcançam 72% contra 16%.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.