| 22/07/2002 10h19min
O presidente eleito da Colômbia, Álvaro Uribe, chegou no domingo, dia 21, ao Brasil, como parte de sua viagem pela América Latina para conseguir o apoio dos vizinhos contra a guerra civil em seu país. Uribe posou para fotos ao lado de Fernando Henrique Cardoso, mas não deu declarações. Junto com futuros ministros, ele se reuniu com FHC e com o ministro do Gabinete da Segurança Institucional, general Alberto Cardoso.
A embaixada da Colômbia disse não saber os temas da conversa. Uribe, eleito com propostas de endurecer o conflito com as guerrilhas, toma posse em 7 de agosto. Ele afirma que precisa do apoio de países vizinhos – Venezuela, Brasil, Peru e Equador – para conter o tráfico de cocaína, que alimenta a guerra civil. Esses países, por sua vez, temem que o conflito colombiano se espalhe por seus territórios.
O Brasil tem uma fronteira de aproximadamente 1,3 mil quilômetros com a Colômbia, difícil de controlar por causa da densa floresta Amazônica. Recentemente, militares brasileiros fizeram ali o maior treinamento conjunto da história da região.
Nos últimos anos, são frequentes os relatos de confrontos entre soldados brasileiros e rebeldes colombianos. Mas no campo diplomático o Brasil prefere manter distância do conflito. Uribe, que já visitou o Peru e o Equador neste mês, parte na segunda-feira, dia 22, para a Venezuela, onde se reúne com o presidente Hugo Chávez, na última etapa de sua viagem. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.