| 22/07/2002 18h15min
A Justiça eleitoral realizou na tarde desta segunda-feira, 22 de julho, o sorteio que decidiu a ordem dos partidos que vão utilizar os espaços gratuitos em rádio e televisão. O início da propaganda eleitoral em rádio e TV ocorre no dia 20, com os candidatos à Presidência e à Câmara dos Deputados, e termina no dia 3 de outubro.
O representante do PPB, Celso Bernandi, será o primeiro candidato ao governo do Estado a aparecer na propaganda eleitoral gratuita em rede de rádio e TV, no dia 21 de agosto. O último será Caleb de Oliveira, do PSB, em 2 de outubro.
Na batalha particular que travam pelo direito de chegar ao segundo turno, os adversários e líderes nas pesquisas Antônio Britto (Rio Grande em 1 Lugar) e Tarso Genro (Frente Popular) já podem planejar seus programas finais, com os recados derradeiros ao eleitor antes das urnas. No último dia, Britto falará aos gaúchos depois de Tarso.
No total, o eleitorado estará exposto a 130 minutos diários de propaganda no rádio e na TV, divididos em dois espaços de 50 minutos em rede eleitoral gratuita e mais 30 minutos em inserções espalhadas ao longo da programação. A coligação União pelo Rio Grande (PMDB-PSDB-PHC), do candidato Germano Rigotto, é a que detém o maior tempo em rede: são 5min17s82 em cada bloco da campanha para governador, por exemplo. As menores fatias dos que querem chegar ao Palácio Piratini pertencem aos candidatos do PSTU, do PTN e do PCO: 30s76 cada um.
Foram feitos quatro sorteios, dois para as eleições majoritárias (governo do Estado e Senado) e dois para as proporcionais (Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados), definindo quatro ordens de veiculação diferente. Pelo sorteio da Câmara dos Deputados, os candidatos do PSDB gaúcho serão os primeiros representantes do Estado a entrar no ar com suas propostas e pedidos de voto, no dia 20.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.