| 31/07/2006 22h34min
A seleção brasileira feminina de basquete faz às 17h desta terça contra o Peru a sua estréia no 30º Campeonato Sul-Americano, que será disputado no Paraguai. O Brasil está no Grupo A da competição e terá também como adversários na primeira fase o Chile (quarta) e a Venezuela (quinta). No Grupo B estão Argentina, Bolívia, Colômbia e Paraguai. Nas 29 edições anteriores, as brasileiras foram campeãs 20 vezes e buscam o 11º título consecutivo invicto.
Aos 33 anos, a armadora Helen Luz, campeã mundial na Austrália (1994) e medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney (2000), se prepara para disputar o sexto Campeonato Sul-Americano. Helen foi campeã em 1991 (Colômbia), 1993 (Brasil), 1997 (Chile), 1999 (Brasil) e 2005 (Colômbia) e está confiante no hexacampeonato.
– O nosso objetivo é sempre ganhar o título e o 11º invicto consecutivo é uma marca histórica. O Sul-Americano é parte da preparação para o Campeonato Mundial. Vamos aproveitar a competição para ganhar ritmo de jogo, testar variações táticas e aprimorar a forma física e técnica. O importante é que temos um grupo forte e que está entre as quatro principais forças do basquete no mundo – disse Helen, que marcou 1.006 pontos em 101 jogos oficiais pela seleção brasileira adulta.
Já o técnico Antonio Carlos Barbosa, que em oito edições do Sul-Americano acumula sete títulos e um vice-campeonato, afirma que o Brasil tem a obrigação de ganhar.
– É claro que respeitamos os nossos adversários e sabemos da evolução que estão tendo, mas o nosso grupo continua acima dos demais. A Argentina segue como nossa principal adversária, embora tenha ficado em terceiro lugar no Sul-Americano do ano passado. Vou aproveitar a competição para observar as jogadoras mais jovens, já pensando na equipe que irá disputar o Mundial. Ao mesmo tempo, vou dar mais experiência internacional para essas atletas – explicou Barbosa, que soma 201 jogos oficiais pelas seleções brasileiras cadete, juvenil, sub-21 e adulta, com
157 vitórias e 44
derrotas.
Além de Brasil x Peru, a primeira rodada do Sul-Americano terá Venezuela x Chile (19h), Colômbia x Argentina (21h) e Paraguai x Bolívia (23h15min). Depois do Sul-Americano, o Brasil irá disputar os Jogos Desafio Eletrobrás contra a China, em São Paulo (2 e 3 de setembro); a 2ª Copa Internacional Eletrobrás, em São Paulo, contra Canadá, China e Espanha (6 a 9 de setembro); e o 15º Campeonato Mundial (12 a 23 de setembro), em São Paulo.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.