clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 23/07/2002 17h41min

CBF tira o Figueirense da Série A

Entidade emitiu ofício incluindo o Caxias

O Figueirense foi pego de surpresa na tarde desta terça-feira, 23 de julho. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enviou à prefeitura de Caxias do Sul (RS) um ofício circular assinado pelo presidente em exercício da entidade, José Sebastião Bastos, que inclui o Caxias na série A e que, ao mesmo tempo, exclui o time de Florianópolis da competição. Segundo o ofício, somente 26 times podem participar da Série A e, neste caso, a inclusão de uma equipe acarretaria automaticamente na exclusão de outra.

O advogado do clube catarinense, João Batista Baby, afirmou à rádio CBN Diário que o Figueirense não medirá esforços para permanecer na Série A:

– Em qualquer esfera vamos derrubar esse ato administrativo. Vamos fazer uma reunião colegiada no clube e analisar o que iremos fazer. Primeiro vamos nos interar mais sobre o que está acontecendo para tomarmos uma posição. Este assunto ainda está muito verde – disse.

O advogado ainda acrescentou que a CBF "cometeu um equívoco" ao retirar o alvinegro da Série A, "pois a liminar não falava sobre exclusão".

No ofício, a CBF admite que, apesar de o Figueirense ter tido sua classificação à Série A legitimada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), a entidade não teve outro caminho senão incluir o Caxias na elite do Brasileirão. Ainda de acordo com o ofício, a decisão da Comarca de Caxias do Sul é "inteiramente equivocada, não resistindo a um exame minimamente sereno nem a um sopro de bom direito".

A decisão da CBF foi fruto de uma liminar expedida pelo juiz Antônio Claret Flores Ceccato, da prefeitura de Caxias e mantida pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Nessa liminar, a CBF estava obrigada a incluir o clube gaúcho na Série A sem, no entanto, pedir a exclusão de nenhuma equipe.

Com o descumprimento, a CBF estaria obrigada a pagar multa diária de R$ 100 mil entre terça-feira e sábado, e R$ 150 mil desde sábado. Para garantir o cumprimento da determinação da justiça caxiense, o procurador-geral do município, Vanius Corte, havia protocolado na 6ª Vara Cível, nesta segunda, 22, uma petição solicitando a prisão de José Sebastião Bastos.

A batalha pelo ingresso do Caxias na Série A por meio da Justiça Comum teve início após a equipe gaúcha ter perdido na instância máxima da justiça desportiva, o STDJ, o direito de participação na competição para o Figueirense.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.