| 27/07/2002 13h42min
O vice-presidente da Índia, Krishan Kant, 75, morreu neste sábado, 27 de julho, em decorrência de um ataque cardíaco, informaram funcionários de um hospital. Kant deu entrada a um hospital de Nova Délhi na manhã deste sábado, reclamando de fortes dores no peito.
A morte de Kant não irá alterar a visita do secretário de Estado dos Estados Unidos, Colin Powell, à Índia, disseram oficiais. Powell deve chegar a Nova Délhi na tarde deste sábado. Esta é sua mais recente visita ao subcontinente com o objetivo de acalmar as tensões entre a Índia e o Paquistão, que já levantaram fortes temores de guerra. Os vizinhos nucleares disputam a região da Cachemira.
O gabinete federal fez uma reunião de emergência após a morte de Kant e o primeiro-ministro Atal Behari Vajpayee homenageou o homem que era um cientista, um amante da poesia Urdu e um lutador independente.
O mandato de cinco anos de Kant como vice-presidente deveria terminar no mês de agosto. Ele também presidia o Conselho de Estado (câmara alta) do Parlamento. Kant, governador do estado de Andhra Pradesh, sul do país, antes de se tornar vice-presidente, lutou pela independência da Grã-Bretanha.
Nascido em Punjab em 1927, estudou na Universidade Banaras Hindu e trabalhou como cientista antes de entrar no Conselho de Estado em 1966. Ele também serviu na Casa do Povo (câmara baixa) de 1977 a 1980. A viúva de Kant, Suman Kant, é uma conhecida defensora dos direitos das mulheres. O casal teve uma filha e dois filhos. As informações são da Agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.