| hmin
O presidente Fernando Henrique Cardoso criticou neste sábado, dia 27, o sistema de repasse automático da variação cambial para os preços do gás de cozinha e afirmou que é possível reduzir o valor do botijão, que custa atualmente cerca de R$ 28.
– Não pode! Você não pode fazer uma transferência automática da variação de câmbio para o preço de um bem necessário para o país todo, principalmente para os mais pobres. Se for fazer sempre esta transferência, estará equivocado – disse Fernando Henrique, segundo a Agência Brasil, ao final da Segunda Reunião de Presidentes da América do Sul, em Quayaquil, no Equador.
O presidente negou que esteja planejando um tabelamento dos preços, mas afirmou que é possível reduzir o valor do botijão.
Na quinta-feira, o ministro de Minas e Energia, Francisco Gomide, informou que o governo está estudando a possibilidade de estabelecer um preço máximo para o botijão de gás de cozinha, em torno de R$ 23. Esse valor seria variável conforme a região do país, em função do custo de transporte.
As notícias de que o governo estuda novas formas de controlar os preços do gás despertaram críticas de analistas do setor, que relacionaram a medida às eleições presidenciais de outubro
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.