| 13/08/2006 17h48min
Uma vitória relativamente tranqüila, foi o que definiu o santista Geovane de Jesus Santos ao cruzar a linha de chegada em primeiro lugar na 6ª Maratona de Santa Catarina, Rústica e Maratoninha, ocorridas neste domingo na Avenida Beira Mar Norte, em Florianópolis. Com o tempo de 2h19min18s, foi a primeira vez que ele participou do evento, que é promovido pela Fundação Catarinense de Desportos (Fesporte). Em segundo lugar chegou Lindenberg Nunes, de Brasília (2h23min03s), e em terceiro, Delzimar Gomes Tomaz, de Paraíso (TO), com 2h24min48s).
Israel Tiago Pereira Mecabo, de São Bento do Sul, em 10º lugar, foi o catarinense mais bem classificado. E segundo ele, que tem apenas 19 anos e se preparou um mês na altitude de Campos do Jordão (SP), chegar entre os 10 primeiros no meio de corredores de renome já foi uma vitória, pois em 2005 ficou na 89º posição.
Na maratona feminina, o título ficou com a paraibana Maria do Carmo, com o tempo de 2h46min25s, conquistando o bicampeonato, já que ela havia vencido ano passado. O segundo lugar foi de Janete Barbosa, de Anápolis (GO), com 2h48min46s, e o terceiro, de Rosa Jussara, de Caxias do Sul (RS), com 2h50min42s.
Entre os cadeirantes, Carlos Roberto Oliveira, de Porto Alegre, e Erinelda, de Canoas, foram os vencedores. Na rústica (9km), Gilialdo Koball, de Joinville, foi o vencedor (27min18s), seguido de Célio Falcão, de Blumenau, e Lauro Domanski, de Curitiba.
No feminino, Milena Terezinha Pereira, de Florianópolis, venceu com o tempo de 34min24s, e em segundo ficou Cleide de Souza Kuhl, de Blumenau, e em terceiro, Janivan Lima da Silva, de Goiânia. Eliton Otávio Feliz, 11 anos, de Caçador, foi o mais novo a vencer a Maratoninha (3km) no masculino e Luciana Cardoso, com a mesma idade, de Canela (RS) ganhou no feminino.
Ao vencer a maratona (42.195m), Geovane disse que gostou da competição.
– É uma prova muito rápida, a alta temperatura não ajudou muito mas gostei de minha participação. Participei do evento pela primeira vez e ano que vem pretendo voltar pois ele é bem organizado – elogiou.
Disse ainda que sua estratégia foi deixar os adversários saírem na frente para depois tomar a liderança a partir do 10º quilômetro.
– Estava me sentindo bem e vi que dava para vencer – completa.
O campeão tem no currículo o título de campeão da Maratona da Argentina, no ano passado; dos 25 Quilômetros de Aracaju, em março deste ano, e da Meia Maratona Corpore, de São Paulo, que venceu em abril último. Agora pensa em descansar e depois se preparar para o Pan do Brasil.
Maria do Carmo Guimarães disse que conquistar o bicampeonato foi mais fácil que o título do ano passado, pois este ano liderou de ponta a ponta, apesar de ter feito um tempo com cinco minutos a mais que em 2005.
– Apesar de minha marca ter sido pior, achei mais tranqüilo e só não foi melhor porque o vento atrapalhou um pouco.
Para o medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima, que foi o padrinho da competição, juntamente com Márcia Narloch, a prova foi bem organizada e o diferencial foi a Maratoninha.
– Santa Catarina é o único Estado que realiza uma prova para as crianças e isso é fantástico. Sempre nos eventos que participo elogio essa iniciativa pois é nessa faixa etária de 10 anos que temos a base para formar futuros campeões. E o que é melhor: a maioria vem das escolas.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.