| 18/08/2006 17h04min
A seleção norte-americana de basquete começará a busca pelo tetracampeonato mundial com três capitães dentro de quadra. Nesta sexta, o técnico da equipe, Mike Krzyzewski, definiu LeBron James, Carmelo Anthony e Dwyane Wade, como os líderes da equipe, que estréia neste sábado contra Porto Rico, às 2h (horário de Brasília), pelo Grupo 4, em Sapporo, Japão.
Apesar de jovens, os três podem ser considerados experientes dentro do renovado time norte-americano. Eles têm apresentado bom desempenho tanto nas últimas temporadas da NBA quanto na preparação para o Mundial. Na série invicta na Ásia, Anthony aparece com média de 16,8 pontos por jogo, James tem 15,8 e Wade vem com 12,2 e quatro assistências.
– Foi uma decisão fácil para mim – destacou Krzyzewski.
– Desde o começo eles têm mostrado que são líderes naturais com muito trabalho e dedicação. Eles não vieram para cá como estrelas, vieram como parte do time. Há muito diálogo e respeito entre todos – completou o treinador.
Anthony, que chegou a dar um susto na comissão técnica ao se machucar durante um amistoso de preparação, concorda com a opinião do comandante.
– Nós nos sentimos honrados. Somos experientes, sabemos o que fazer para vencer. Claro que significa mais responsabilidade. Por isso mesmo temos que mostrar que somos valiosos – explicou o companheiro de Nenê no Denver Nuggets.
James, por sua vez, quer apagar a má campanha de 2004, quando esteve no grupo que terminou com a decepcionante medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas e jogou pouco.
– Não ter jogado muito em 2004 e agora ser o capitão significa muito para mim – garantiu o ala/armador do Cleveland Cavaliers, mesmo time de Anderson Varejão.
A um dia da estréia no Mundial, o técnico Krzyzewski treina com o grupo de 12 jogadores, já que na última quarta anunciou o último corte, do ala Bruce Bowen, do San Antonio Spurs. Além de Anthony, Wade e James, o grupo conta com os alas Chris Bosh, Elton Brand, Antawn Jamison, Joe Johnson e Shane Battier, os armadores Chris Paul e Kirk Hinrich e os pivôs Dwight Howard e Brad Miller.
Outros dois ocorrem pelo Grupo 4 neste sábado. A Eslovênia enfrenta o Senegal, às 4h30min; e a China encara a Itália, às 7h.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.