| hmin
O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o Brasil corre riscos parecidos com os da Argentina" e que "as crises nos dois países são muito parecidas". As declarações foram dadas em entrevista publicada nesta segunda-feira, 5 de agosto, pelo jornal argentino La Nación.
Segundo Lula, as crises "são resultado da aplicação de políticas econômicas neoliberais, que por muitos anos, foram elogiadas pelas elites conservadoras em todo mundo". Ele destacou, na entrevista que, no caso do país vizinho, a situação foi agravada "pelos dez anos de conversibilidade" da moeda.
– O Brasil corre riscos parecidos com os da Argentina porque o governo do presidente FHC seguiu políticas semelhantes e também houve um enorme endividamento – afirmou Lula ao jornal argentino.
Nesta segunda, após um encontro com empresários em São Paulo, Lula tentou contemporizar as declarações ao jornal argentino.
– Como demorou para que a gente fizesse a desvalorização do real e os argentinos teimaram em não desvalorizar o peso, os dois países entraram numa crise grande, mas não é porque o Brasil está numa crise que eu vou dizer que ele vai quebrar – ponderou.
– Não se pode comparar a crise do Brasil com a crise da Argentina porque o Brasil é, potencialmente, mais forte em tudo – disse.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.