| 01/09/2006 21h56min
Depois de Roger Federer admitir que torceu por Andre Agassi nesta quinta, foi a vez de o norte-americano James Blake prestar sua homenagem ao veterano, que se despede das quadras agora no Aberto dos EUA. No jogo desta sexta, válido pela segunda rodada, Blake entrou em quadra vestindo antigo uniforme que o próprio ídolo usava no início de sua carreira.
Com camisa do final dos anos 80 e bandana que Agassi utilizava para segurar os longos cabelos ainda com seus 20 anos, Blake foi o destaque da quadra central do complexo de Flushing Meadows e não decepcionou o público ao vencer de forma tranqüila o russo Teimuraz Gabashvili, carrasco de Marcos Daniel, por 3 sets a 0, parciais de 6/3, 6/4 e 7/6 (7-5).
– Só queria mostrar ao Agassi o quanto ele representa para o esporte. Desejamos o melhor para ele no tênis e na vida –, disse Blake, que se classificou para a terceira rodada do Grand Slam local.
Outro norte-americano que se classificou para a terceira fase foi Vincent Spadea. Em jogo de veteranos, ele derrotou o sueco Jonas Bjorkman por 3 sets a 0, parciais de 6/4, 7/6 (7-4) e 6/2. Spadea, de 32 anos e apenas o 84º do mundo, é o próximo rival de Roger Federer. Eles já se enfrentaram duas vezes, com uma vitória para cada lado.
No entanto, o triunfo de Spadea não pode ser levado muito em conta. Isso porque aconteceu no longínquo ano de 1999 e no saibro de Monte Carlo. Curiosamente, ganhou por 2 sets a 0 e ainda aplicou um 6/0 no rival, que chegaria ao empate no confronto direto na mesma temporada, com vitória no piso sintético de Viena.
Ao contrário do que aconteceu em Wimbledon, quando enfrentou tenistas de peso desde o início, Federer tem mais uma vez tenista que não está no top 50. Ele enfrentou Yeu-Tzuoo Wang (109º do mundo), na estréia, Tim Henman (62º), na segunda rodada, e agora Spadea, jogador que tem como melhores resultado no ano semifinais em Delray Beach e San Jose e apenas 18 vitórias em 39 jogos.
Federer tem sido tão beneficiado em sua chave que o principal adversário destas rodadas iniciais se despediu com uma derrota surpreendente. Juan Carlos Ferrero, que era cotado para enfrentar o suíço nas oitavas, caiu diante do inexpressivo francês Marc Gicquel por 3 sets a 0, parciais de 7/5, 6/3 e 6/4.
O espanhol não repete o feito de duas semanas, quando elevou seu nível nas quadras sintéticas, derrotou Rafael Nadal e Tommy Robredo e só parou na final diante de um empolgado Andy Roddick. Gicquel, por sua vez, enfrenta agora na terceira rodada o argentino Gastón Gáudio. Quem passar pega o vencedor de Federer e Spadea nas oitavas.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.