| 13/08/2002 23h13min
O Conselho de Administração da Varig deve se reunir nesta quarta-feira, 14 de agosto, para eleger a partir de uma lista tríplice, o executivo que substituirá Ozires Silva na presidência da companhia aérea. O nome mais cotado para o cargo é o do ex-secretário da Câmara de Comércio Exterior Roberto Giannetti da Fonseca. As outras opções são o ex-presidente da Telemar Manoel Horácio Francisco da Silva e o diretor financeiro da Rio Sul, Armin Lore.
A saída de Ozires Silva, que já teria apresentado um pedido formal de desligamento do cargo, foi decidida nesta terça-feira, 13 de agosto, durante uma reunião entre a direção da Fundação Ruben Berta, controladora do Grupo Varig, e os principais credores da companhia - entre os quais GE Capital, Unibanco, BR Distribuidora e Boeing.
Consultores em aviação apontam entre as possíveis causas para a saída de Ozires Silva o fato de o grupo de credores querer um executivo da companhia como interlocutor nas negociações para assegurar uma solução definitiva para a dívida da Varig. O nome de Ozires Silva teria sido indicado por eles, porém, a Fundação Rubem Berta, que controla a empresa, se opôs.
O brigadeiro Mauro Gandra, ex-ministro da Aeronáutica e ex-presidente do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea), avalia que, além da crise financeira, as disputas internas dentro da Varig envolvendo pilotos, direção e a Fundação Ruben Berta motivaram a saída de Ozires Silva.
O nome de Giannetti da Fonseca surgiu a partir de uma suposta indicação do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sérgio Amaral, com o apoio da direção do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Qualquer que seja a decisão do Conselho - mesmo a hipótese de manter Ozires no cargo não estaria totalmente descartada -, é possível que a substituição do cargo não seja realizada imediatamente. Na prática, os representantes dos credores já estão dividindo o comando com a FRB, com o objetivo de preparar a empresa para a operação de recapitalização, avaliada em R$ 900 milhões, liderada pelo BNDES.
O presidente da Associação de Pilotos da Varig (Apvar), Flávio Souza, aposta no nome de Giannetti para ocupar o lugar de Ozires Silva. A Apvar está em litígio com a companhia. Souza ressalta que a entidade se mantém disposta a negociar, independentemente de quem seja o novo presidente.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.