| 14/09/2006 18h06min
Durante a cerimônia de sanção da lei que cria a loteria da Timemania para ajudar os clubes a sanarem suas dívidas fiscais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu que o Brasil ainda não tem condições de sediar a Copa do Mundo de 2014.
Segundo Lula, o maior empecilho para que o país vença a disputa para organizar o maior torneio de futebol do planeta é a condição das praças desportivas brasileiras.
– Pelos critérios da Fifa, não temos nenhum estádio em condições de sediar os jogos. Vamos ter que pensar na construção de, no mínimo, 12 novos estádios – afirma.
O presidente sugeriu que a equipe brasileira aproveitasse a partida marcada para o dia 7 de outubro contra o Kuwait, que também fica no Oriente Médio, e fosse ao Líbano fazer uma apresentação.
– A Seleção vai ao Kuwait, quem sabe podemos fazer um jogo no Líbano pela paz – afirmou o presidente.
Em 2004, a Seleção jogou contra o time do Haiti, país onde o Brasil lidera missão de paz das Nações Unidas – renovada recentemente por seis meses. O presidente Lula acompanhou o jogo em Porto Príncipe, capital haitiana, onde o time do país desfilou num tanque da ONU.
No discurso da cerimônia que marcou a criação da loteria, Lula falou também sobre a corrupção no futebol brasileiro. Para ele, a postura dos dirigentes não é suficiente para explicar a crise vivida pelos clubes do país.
– Dizer que os dirigentes são desonestos é a coisa mais simples. Na Itália, que é um gigante e está quase perto do Brasil na conquista de Copas do Mundo [tem quatro títulos, contra cinco do Brasil], todo dia a gente tem uma denúncia no jornal. Entretanto, o futebol não perde profissionalismo – comparou o presidente nesta quinta, no Palácio do Planalto.
O último escândalo de corrupção no futebol italiano, por irregularidades na arbitragem, teve o processo judicial concluído recentemente, após a Copa da Alemanha. Os clubes mais tradicionais do país foram punidos, ainda que na última hora a pena tenha sido reduzida.
AGÊNCIA BRASILGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.