| 02/10/2006 01h40min
Nas eleições presidenciais que antecederam o pleito de 2002, do qual Luiz Inácio Lula da Silva saiu vitorioso, o petista teve no Rio Grande do Sul o seu eleitorado mais fiel. Agora, o presidente da República amarga sua segunda derrota no Estado. Lula fez apenas 33,07% entre os gaúchos nas eleições deste ano.
O candidato Geraldo Alckmin (PSDB) obteve no Rio Grande do Sul 55,76%, o seu quarto maior percentual no país, atrás apenas de Roraima (59,75%), Santa Catarina (56,61%) e Mato Grosso do Sul (56,25%).
Desde as eleições presidenciais de 1989, Lula só havia perdido uma vez no Rio Grande do Sul. No primeiro turno daquele pleito, o gaúcho Leonel Brizola (PDT) venceu em sua terra natal.
Mesmo antes do novo escândalo do Dossiê de Cuiabá, alguns levantamentos indicavam que Lula havia perdido espaço entre os gaúchos. A piora na performance de Lula já poderia ser vista na eleição presidencial de 2002. Embora tenha vencido José Serra (PSDB) no segundo turno no Estado, Lula obteve no Rio Grande do Sul 55,84% dos votos, o pior desempenho da Região Sul. No primeiro turno, Lula havia obtido 45,18% dos votos, e Serra havia conquistado 32,41% da preferência do eleitorado.
O Rio Grande do Sul já foi considerado pelo PT, antes de o partido chegar ao poder no Brasil e no próprio Estado, um espécie de Gália das histórias de Asterix e Obelix. Os gaúchos resistiam ao domínio dos "romanos", representados pelos partidos de direita, assim como na história em quadrinho.
Alguns fatores podem explicar a queda do desempenho de Lula no Estado. O Rio Grande do Sul sofreu impacto negativo na sua economia em função da valorização do real diante do dólar. O setor mais prejudicado foi o coureiro-calçadista. Além da indústria, a agricultura também sofreu com o câmbio defasado. Soma-se a esses fatores o descontentamento de antigos simpatizantes do PT com os rumos do partido.
Confira o desempenho dos candidatos.
As cidades em que os candidatos tiveram mais e menos votos.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.