| 08/10/2006 20h14min
O tabu foi mantido. Não foi neste domingo que o Grêmio conquistou sua segunda vitória sobre o Santos dentro Vila Belmiro – o único resultado positivo foi em 1999 –. Debaixo de chuva e sem Lucas, o Tricolor tomou 1 a 0 do time da casa, resultado que levou a equipe de Mano Menezes à terceira posição do Brasileirão. O Peixe agora é o vice-líder com 49 pontos. O zagueiro Domingos, ex-Grêmio, marcou o gol da vitória aos 35 minutos do primeiro tempo.
A estratégia do Tricolor consistia em esperar o Santos no seu campo, aproveitar um erro do adversário e sair no contra-ataque. O plano funcionou. O Peixe, muito desfalcado, pressionava mais, porém, não conseguia traduzir sua superioridade em gols. Tanto que a chance mais clara da partida foi construída pelo time gaúcho aos 22 minutos. Em uma bola recuada, o goleiro Felipe saiu jogando mal com o pé. O Grêmio roubou a jogada e Ramon serviu Hugo na esquerda. O meia avançou livre, mas chutou para fora.
Apesar da grande oportunidade, a equipe de Mano Menezes não conseguiu crescer na partida. O Santos também não mostrava um futebol à altura de sua campanha no Brasileirão, entretanto conseguia criar mais oportunidades, especialmente com Cleber Santana pela esquerda.
Com pouca ofensividade de ambos os lados, o primeiro gol da partida só podia surgir de uma jogada de bola parada. Aos 35 minutos, Cleber Santana cobrou falta. A bola explodiu na trave e Domingos não desperdiçou o rebote, cabeceando para o fundo das redes: 1 a 0. Após o gol, o Peixe praticamente mandou em campo até o final da primeira etapa.
Na volta para o segundo tempo, o volante Sandro Goiano foi enfático:
– Tem que atacar mais. Tivemos uma chance clara, não marcamos. Vamos tentar atacar mais – declarou.
Ao pisar no gramado, essa foi a atitude do Tricolor. O time apresentou melhor toque de bola e mais rapidez para chegar à área adversária. Só que logo aos três minutos, houve mudanças nas equipes: Hugo e Domingos se agrediram e acabaram expulsos.
A força dos primeiros minutos não se manteve e o Grêmio esmoreceu novamente em campo. Mano Menezes tentou fortalecer o ataque: trocou Ramon por Herrera; sacou Rômulo para entrada de Ricardinho. Entretanto as mudanças não surtiram efeito e o Santos seguiu na pressão.
O time gaúcho ainda teve uma cobrança escanteio aos 48 minutos, que Alessandro – que entrou no lugar de Jeovânio – cabeceou para fora. O árbitro Clever Assunção Gonçalves deu o apito final aos 49 minutos, determinando o final da partida, a derrota do Tricolor e a sina dentro da Vila.
Ana Maria Acker
ana.acker@rbsonline.com.br
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.