| hmin
A Ertzaintza, a polícia local do País Basco – norte da Espanha – dispersou nesta terça, 27 de agosto, as barricadas humanas montadas por manifestantes em duas das sedes do partido Batasuna, impedido nessa segunda de atuar por apresentar vínculos com o grupo armado ETA (Pátria Basca e Liberdade). Dois diretórios do partido basco foram lacrados.
Cerca de 50 policiais, armados de cassetetes, de balas de borracha e de bombas de gás, dispersaram os cerca de 300 simpatizantes do Batasuna em frente a uma das suas sedes. Em Vitória, capital do País Basco, seis camburões recolheram 50 simpatizantes do partido separatista.
A medida contra o Batasuna é a primeira determinação de proibição contra um partido desde que a Espanha restaurou a democracia em 1975.
Iniciada em 1968, a campanha separatista do ETA matou matou 836 pessoas e feriu outras 2.367. O grupo é incluído pelos Estados Unidos e pela União Européia como organização terrorista.
O Batasuna nega relação com o ETA. Entretanto, vende-se como o único partido espanhol que se recusa a condenar os atentados, o que, segundo uma lei aprovada em junho, é motivo para a proibição de um partido. Nas eleições do ano passado, os representantes do Batasuna recebeu 10% dos votos. Centenas de vereadores, prefeitos e deputados regionais eleitos pela legenda não vão perder o mandato, mas o partido está proibido de fazer reuniões e lançar candidatos. Suas sedes estão sem água, luz e telefone.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.