| 29/08/2002 06h56min
Depois de meses de frustração, os comandantes militares americanos parecem ter concluído que o terrorista Osama bin Laden provavelmente ainda está vivo e movendo-se entre esconderijos nas montanhas em algum lugar de uma área de 400 quilômetros de extensão na fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão.
A caçada a bin Laden e a seus homens, incluindo seu principal assessor, Ayman al-Zawahiri, provou ser muito difícil. Quase um ano após 11 de setembro, e quase nove meses após ser divulgada a fita de vídeo na qual bin Laden aparece discutindo os atentados em Nova York e Washington, ainda há muitas dúvidas sobre a busca.
Algumas autoridades americanas, falando com a condição de não serem identificados, dizem que a suposição de que os líderes da Al-Qaeda ainda estão vivos é o que move a atual caçada humana. Citam relatórios de inteligência afegãos e paquistaneses, a maioria deles vagos, segundo os quais bin Laden e um grupo de várias dezenas de pessoas foram vistos mais de uma vez pelas montanhas, desde o bombardeio americano em Tora Bora, no final do ano passado.
Alguns desses relatórios indicam que os fugitivos podem ter se movimentado pelas montanhas a cavalo, provavelmente em noites nubladas, para dificultar o reconhecimento aéreo. A região envolvida na busca inclui quatro províncias afegãs: Kunar, Nangahar, Paktika e Paktia, além das áreas tribais paquistanesas adjacentes.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.