| hmin
Comandantes norte-americanos parecem ter concluído que Osama bin Laden está se movimentado por esconderijos em montanhas na fronteira de cerca de 400 quilômetros que divide o Afeganistão e o Paquistão, disse o jornal The New York Times na quarta-feira, dia 28. O diário cita alguns oficiais norte-americanos que teriam explicado que a busca pelo líder da rede Al Qaeda e seu principal assesor, Ayman al Zawahiri, é guiada pela premissa de que eles estão vivos.
As fontes não identificadas mencionaram informações de inteligência afegãs e paquistanesas que falam de conversas com Bin Laden e dezenas de pessoas de seu grupo desde o bombardeio dos Estados Unidos à área montanhosa de Tora Bora no fim do ano passado, segundo o Times. Alguns desses relatos sugerem que os fugitivos podem ter ido para montanhas em cavalos, provavelmente em noites de névoa, para despistar a vigilância aérea. A região investigada cobre quatro províncias – Kunar, Nangahar, Paktika e Paktia – e áreas tribais paquistanesas, onde há uma grande concentração de estrangeiros.
Um porta-voz do comando dos EUA, tenente-coronel Roger King, afirmou que unidades das Forças Especiais na região querem manter os membros da Al Qaeda em movimento.
– Diria que é uma conclusão razoável que achamos que Bin Laden está vivo, estamos pressionando para ter certeza de que ele continua a se deslocar – explicou King. – É mais fácil encontrar um alvo em movimento.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.