| 25/10/2006 14h36min
A Volta da França de 2007, que começará em Londres no dia 7 de julho do próximo ano, será apresentada oficialmente nesta quinta, em uma cerimônia que será realizada em meio aos recentes escândalos de doping, à troca de acusações entre os organizadores e a União Ciclística Internacional (UCI) e à ausência do ganhador da última edição da prova.
Floyd Landis, o vencedor da última edição da competição, que perdeu o título ao ser flagrado no exame antidoping, não deverá comparecer à apresentação, assim como já havia sido feito por seu compatriota Lance Armstrong no ano anterior.
O demorado processo de transferência do título impedirá o novo vencedor Oscar Pereiro, de comparecer ao Palácio de Congressos de Paris na condição de vencedor da Volta da França de 2006. O espanhol será, no entanto, o centro das atenções da cerimônia.
Seu diretor, José Miguel Echavarri, pode boicotar a apresentação, em protesto contra o fato de Pereiro ainda não poder ostentar a condição de vencedor, o que, segundo ele, gera um grande prejuízo aos patrocinadores da equipe.
Esta não será a única polêmica da movimentada cerimônia de amanhã, pois os organizadores da Volta e o presidente da UCI, Pat McQuaid, vêm trocando críticas nos últimos dias. McQuaid, que também não comparecerá ao evento, criticou os organizadores por terem rejeitado sua proposta de unificar esforços na luta contra o doping.
Os organizadores afirmaram serem pioneiros na luta contra o doping, e disseram ter pressionado as equipes, no início da edição passada, para que não utilizassem ciclistas suspeitos de envolvimento nos recentes escândalos de doping.
A Volta da França começará em Londres e, após uma incursão em território belga, adentrará os Alpes, primeira cordilheira do percurso. Após uma jornada de descanso, os ciclistas chegarão aos Pirineus, e seguirão rumo a oeste.
A ausência de contra-relógio por equipes e os dois períodos contra o tempo individuais na reta final da prova serão os maiores diferenciais da competição. Os ciclistas enfrentarão uma primeira etapa contra-relógio no final da segunda semana. A luta contra o tempo será repetida na penúltima etapa, entre Cognac e Angouleme. A chegada ao Champs-Elysée está prevista para 29 de julho.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.