| 05/09/2002 10h58min
Aviões de guerra dos Estados Unidos atacaram nesta quinta, 5 de setembro, alvos de defesa em uma zona de exclusão aérea no sul do Iraque, depois da escalada de uma série de troca de ameaças. A informação foi divulgada pelo Exército norte-americano.
No 35º ataque do ano conduzido por aviões norte-americanos e britânicos em uma zona de exclusão aérea no norte e no sul do Iraque, os aviões dos EUA lançaram armas guiadas de precisão contra um posto de comando e controle de um campo militar a 386 quilômetros de Bagdá.
O Iraque, entretanto, não reconhece a área, estabelecida depois da Guerra do Golfo, em 1991, para proteger a minoria curda de ataques militares de Saddam. Apenas em agosto, houve 10 ataques aéreos na região, oito deles no sul.
Especulações sobre uma ação dos norte-americanos para derrubar Saddam têm aumentado. Washington acusa o Iraque de possuir armas de destruição em massa, mas Bagdá rejeita as afirmações e muitos aliados dos EUA se mostram contra um ataque ao país.
O porta-aviões norte-americano USS George Washington, desde junho, navega não muito longe do Iraque. A embarcação desempenhou papel importante na guerra do Afeganistão.
O George Washington, com 75 aeronaves, está encarregado de garantir o cumprimento das sanções impostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) ao Iraque.
A embarcação também está pronta para atacar o território iraquiano se e quando o presidente dos EUA, George W. Bush, decidir-se por derrubar do poder Saddam Hussein. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.