| hmin
O Iraque disse que aviões norte-americanos e britânicos atacaram alvos civis na província de Anbar, a oeste da capital Bagdá, na quinta-feira, dia 5, mas não houve vítimas. Em Washington, o Exército norte-americano disse que os aviões de guerra atacaram um alvo da Defesa em uma zona de exclusão aérea no sul do Iraque no último de uma série de ataques.
O ataque acontece em meio a especulações de que o presidente norte-americano George W. Bush possa ordenar uma invasão militar no Iraque para derrubar o presidente Saddam Hussein, que Washington acusa de desenvolver armas de destruição em massa. Este foi o 35ª ataque neste ano por jatos americanos e britânicos que patrulham as zonas de exclusão aérea no norte e no sul do Iraque.
Os jatos norte-americanos atacaram um posto de controle em um campo de aviação a 386 quilômetros a oeste de Bagdá, disse o Comando Central do Exército dos Estados Unidos. Um porta-voz do Exército do Iraque disse:
– Hoje, aviões inimigos violaram nosso espaço aéreo, fazendo 48 vôos de reconhecimento partindo de bases do Kuweit. – Os aviões britânicos e norte-americanos atacaram instalações civis e de serviços no distrito de Rutba – disse o porta-voz em um comunicado divulgado pela agência de notícias oficial do Iraque, INA.
A Defesa do Iraque disparou contra os aviões e eles voltaram para as suas bases no Kuweit, ele acrescentou. O Comando Central disse em um comunicado em sua sede em Tampa, Flórida, que os ataques foram uma resposta para as recentes tentativas de derrubar os aviões que monitoram as áreas. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.