| 19/11/2006 22h00min
O Brasil conquistou a medalha de ouro na oitava edição dos Jogos Sul-Americanos. O título veio com o triunfo sobre o Paraguai, por 6 a 0 neste domingo, no Ginásio Poliesportivo Municipal, em Mar del Plata, na Argentina.
O título mantém a hegemonia brasileira no futsal dos Jogos Sul-Americanos, uma vez que esta é a segunda vez que a modalidade está presente na competição continental – a primeira vez foi na edição passada, em 2002, quando o Brasil sediou o evento e ficou com o lugar mais alto do pódio.
No jogo desta noite, os brasileiros encontraram um adversário qualificado, com vários atletas que atuam no futsal europeu. Em vários momentos o Paraguai assustou o Brasil, mas o goleiro Franklin tratou de segurar o ímpeto dos adversários, que viram a equipe verde-amarela abrir 2 a 0, no primeiro tempo.
Os dois gols do Brasil na etapa inicial foram originados de jogadas de escanteio. No primeiro, a bola rolada para o meio da área terminou nos fundos das redes por conta da intervenção do ala Carlos Chilavert, justamente o jogador mais badalado do Paraguai, que atua no Lobelle Santiago, da Espanha.
Já o segundo gol surgiu após a escorada de Schumacher, que Marquinho soube concluir com precisão na segunda trave.
Atrás no marcador, os paraguaios adotaram uma postura mais ofensiva no segundo tempo. Os comandados do técnico PC de Oliveira trataram de aproveitar os espaços abertos na defesa rival e aplicaram a goleada, com mais quatro gols, anotados por Ciço, Wilde, Neto e Lenísio.
– Foi uma competição muito boa, encontramos algumas situações diferenciadas em que aprendemos bastante, mas o que é mais importante é a medalha de ouro – declarou o pivô Lenísio, autor do gol que fechou a goleada brasileira na decisão. Em relação ao seu desempenho pessoal, o jogador foi enfático.
– Aqui o importante é o coletivo, sei que poderia ter rendido um pouco mais, porém aqui não há espaço para individualidades – salientou.
O torneio de futsal dos Jogos Pan-Americanos de 2007 já conhece seis dos seus participantes. Além do Brasil, que estava previamente classificado como sede da competição continental, os jogos Sul-Americanos qualificaram Paraguai, Argentina e Equador.
Agora restam apenas duas vagas para o Pan, uma vez que Estados Unidos e Cuba também têm suas participações asseguradas. A Concacaf, entidade que rege o futebol nas Américas Central e do Norte, realizará um torneio para definir quem serão os dois últimos representantes do futsal nos Jogos Pan-Americanos – Rio 2007.
A Argentina ficou com a medalha de bronze no futsal dos Jogos Sul-Americanos. Os donos da casa bateram o Equador por 2 a 1 e garantiram um lugar no pódio da competição continental. Os gols da partida foram anotados por Juan Pablo Cabral e Mauro Taffarel, para a Argentina e Gabriel Ordoñez, para os equatorianos.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.