| hmin
O secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Álvaro Silva, garantiu nesta sexta, 13 de setembro, que o fornecimento de petróleo ao mercado mundial está garantido neste ano e durante parte do próximo.
A edição desta sexta do jornal econômico espanhol Expansion apresenta uma entrevista na qual Silva diz que a alta dos preços do petróleo observada nos últimos dias "parece ter uma origem psicológica", referindo-se ao fato de o mercado operar sob a possibilidade de um ataque contra o exportador Iraque a curto prazo.
Nessa quinta-feira, o mercado internacional reagiu com otimismo ao discurso proferido pelo presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, durante Assebléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). O preço do petróleo despencou: o barril do óleo Brent fechou em US$ 27,70, com redução de 2,43% em relação ao dia anterior, enquanto o tipo WTI, negociado em Nova York, terminou o dia cotado a US$ 28,90, queda de 2,92%.
Os operadores entenderam o ultimato ao Iraque como um prazo que o mundo árabe ganhou, depois de reagir durante dias como se o bombardeio fosse iminente. Em vez da esperada declaração de guerra, a declaração de Bush frente à ONU foi entendida como um adiamento temporário da invasão militar ao país de Saddam Hussein. A expectativa era a de que Bush fosse mais incisivo em sua intenção de derrubar o ditador iraquiano Saddam Hussein. No entanto, houve mais ponderação do que se esperava.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.