| hmin
A Argentina pode mergulhar no caos se a Suprema Corte confirmar a decisão de janeiro de que a conversão dos depósitos em dólar para pesos desvalorizados é inconstitucional, disse nesta sábado, dia 14, o presidente Eduardo Duhalde.
O governo planeja apelar da decisão de sexta-feira. Uma decisão da Suprema Corte no caso de um correntista contra a pesificação vem sendo esperada há semanas. Muitos analistas políticos vêem o atraso como pressão da corte sobre o Governo para que desista de seus planos no Congresso de demitir os juízes, vistos como rivais políticos de Duhalde.
– Se o país entrar no que imagino que possa entrar, se retrocedermos nas políticas que estão nos trazendo gradualmente de volta ao normal, poderíamos entrar no caos e ninguém recuperaria absolutamente nada, disse Duhalde a uma rádio local.
Uma corrida a quase um quarto de todos os depósitos no ano passado, em meio a uma recessão iniciada em agosto de 1998, levou o governo a congelar US$ 40 bilhões nos bancos - metade de todas as contas. Isso provocou manifestações em dezembro nas quais 27 pessoas morreram e a renúncia de Fernando de la Rua. O FMI debaterá a Argentina na terça-feira.
Com informações da Agência Reuters.
• Saiba mais informações e a cronologia dos fatos no especial sobre a crise argentina.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.