| 17/09/2002 08h07min
O presidente iraquiano, Saddam Hussein, enviará uma carta à Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) nos próximos dias, disse na terça-feira, dia 17 a agência de notícias iraquiana (INA). Segundo a agência, a carta será lida na Assembléia pelo ministro das Relações exteriores iraquiano, Naji Sabri, atualmente em Nova York para a reunião da organização.
Saddam, que enfrenta intensa pressão diplomática apoiada na ameaça norte-americana de um ataque militar, concordou na segunda-feira, dia 16, em readmitir ao país inspetores de armas da ONU sem condições, após quase quatro anos de ausência. O vice-primeiro-ministro iraquiano, Tareq Aziz, disse nesta terça que a iniciativa de Bagdá havia frustrado qualquer justificativa para um ataque liderado pelos EUA.
– Todas as razões para um ataque foram eliminadas – disse Aziz em uma conferência em Bagdá, exibida ao vivo pela TV Al Jazeera.
Ele afirmou ainda que a resposta cética dos EUA e da Grã-Bretanha à proposta iraquiana revelou suas "verdadeiras intenções (negativas) em relação a Bagdá''. Ele declarou que os dois países queriam o petróleo do Iraque. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.