| 09/01/2007 18h15min
O Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC) anunciou nesta terça que mantém sua intenção de apresentar uma candidatura para sediar os Jogos de 2016. As cidades de Chicago e Los Angeles disputam entre si a candidatura norte-americana.
– Segundo uma análise que fizermos, achamos que este é o momento adequado para apresentar uma candidatura americana – disse o presidente do USOC, Peter Ueberroth.
As cidades de Chicago e Los Angeles devem apresentar um relatório detalhado de suas candidaturas antes de 22 de janeiro. Cerca de cinco semanas depois, uma comissão de avaliação do USOC visitará cada uma das duas cidades por dois dias.
Em 14 de abril, a comissão de avaliação apresentará ao executivo do USOC suas conclusões, enquanto as duas cidades apresentarão seus projetos. A candidatura escolhida deve ser apresentada ao Comitê Olímpico Internacional (COI) antes de 15 de setembro.
Em novembro, a cidade de San Francisco se retirou da disputa depois que o time de futebol americano dos 49ers – radicado até então na cidade – não conseguisse das autoridades locais a construção de um novo estádio.
Depois da falta de coordenação entre a cidade de Nova York e o USOC no processo de apresentação da candidatura para os Jogos de 2012 – cuja organização foi concedida a Londres –, Ueberroth não quer que isso volte a acontecer.
O COI anunciará em 2009 a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Até agora, Rio de Janeiro (Brasil), Madri (Espanha), Nova Deli (Índia) , Praga (República Tcheca), Roma (Itália) e Tóquio (Japão) expressaram intenção de se candidatar para ser palco das disputas.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.