| 25/09/2002 11h33min
O secretário de Estado dos Estados Unidos Colin Powell disse na quarta-feira, dia 25, que uma "mudança de regime'' em Bagdá é a melhor maneira de garantir o desarmamento do Iraque. Esses comentários deixam clara a diferença de opiniões entre os Estados Unidos e seus aliados britânicos com relação à questão, já que Powell não descartou uma ação para derrubar o regime de Saddam Hussein mesmo que ele cumpra todas as resoluções da ONU.
– Os EUA continuam acreditando que a melhor maneira de desarmar o Iraque é por uma mudança de regime – afirmou Powell à BBC.
O governo britânico considera que a queda de Saddam seria uma conseqüência positiva do desarmamento, mas não é o objetivo primário. Powell pediu à comunidade internacional que continue pressionando o Iraque por intermédio da ONU. Ele disse que só depois da volta dos inspetores ao Iraque e da destruição das armas químicas, nucleares e biológicas os Estados Unidos "vão ver se isso é adequado e se é preciso mais ação''. O secretário não quis comentar a hipótese de Saddam permanecer no governo depois do desarmamento.
– Vamos esperar para ver. Temos de ver como ele responde à pressão internacional que está recebendo.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.