| 20/02/2007 15h53min
Liverpool e Barcelona, que se enfrentam nesta quarta na partida ida das oitavas-de-final da Liga dos Campeões, já jogaram seis vezes em competições européias, com duas vitórias inglesas. Nas demais partidas, foram três empates e apenas uma vitória dos catalães, um 3 a 1 na temporada 2001/2002 da Liga dos Campeões – o brasileiro Fábio Rochemback fez um dos gols. A partida está marcada para as 17h45min (horário de Brasília), no Estádio Camp Nou.
O clicRBS terá acompanhamento ao vivo no Minuto a Minuto do confronto que reúne os últimos dois campeões europeus – Liverpool em 2005, e Barça em 2006.
No primeiro confronto, vitória do Liverpool por 1 a 0 na Espanha, na ida das semifinais da Copa da Uefa da temporada 1975/1976. A volta acabou empatada em 1 a 1. O próximo jogo entre as duas equipes só aconteceria 25 anos depois e novamente nas semifinais da Copa da Uefa, só que na temporada 2000/2001.
O jogo de ida, realizado no dia 5 de março de 2001
em Barcelona, acabou em 0 a 0. Na volta,
duas semanas depois, o Liverpool venceu o Barça por 1 a 0, com um gol de pênalti de McAllister. A última partida foi em 13 de março de 2002, no Camp Nou, e terminou com um empate sem gols.
Embora seja o líder do Campeonato Espanhol com 46 pontos, o ambiente do clube catalão anda tumultuado. Na última semana, várias polêmicas entre suas estrelas e o técnico Frank Rijkaard levantaram até a hipótese de o holandês deixar o comando do time. Entretanto, o treinador negou e agora tem que se preocupar mesmo é em montar uma equipe capaz de eliminar o Liverpool.
O Barcelona divulgou ainda na terça que o camaronês Eto’o está fora da partida. O anúncio foi feito no mesmo dia em que o técnico Frank Rijkaard declarou que planejava relacionar o jogador para o confronto. A não-convocação de Eto’o novamente despertou rumores sobre novos atritos entre o jogador e o treinador Rijkaard, que tiveram o relacionamento estremecido depois que o atacantes fez duras críticas a seu comandante. No entanto, um porta-voz do Barça afirmou que a ausência do atacante foi uma decisão tomada pelo próprio atleta.
Pelo lado dos Reds, os comandados do espanhol Rafa Benítez esperam manter o tabu de nunca terem perdido para o Barça jogando no Camp Nou. Mesmo ocupando a terceira colocação no Campeonato Inglês, o Liverpool praticamente já disse adeus às suas chances de faturar o título, uma vez que se encontra a 16 pontos do líder Manchester United.
Assim, a equipe inglesa deve apostar todas as suas fichas na competição européia. O elenco vem se concentrando desde a semana passada em Portugal, onde realizou uma espécie de mini-pré-temporada. Livre de contusões ou suspensões, o Liverpool também entrará em campo com força máxima.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.