| hmin
Cinco visitantes estrangeiros acompanharão o trabalho da Justiça Eleitoral catarinense no dia das eleições, domingo, 6 de outubro. Esta é a primeira vez que especialistas internacionais da Organização das Nações Unidas (ONU) acompanham o processo eleitoral no Brasil.
Os representantes do Japão, Rússia, Nicarágua, Moçambique e Panamá chegarão ao Estado no sábado, dia 5. No dia da eleição, eles serão acompanhados por funcionários do Tribunal em alguns locais de votação na Capital.
Ao todo, serão 100 convidados de 40 países que virão colher experiências eleitorais no Brasil. Além de Santa Catarina, eles também irão para Brasília, Belém, Curitiba, Porto Alegre, Campo Grande, João Pessoa e Manaus, todas cidades referências nas eleições.
O presidente do TRE, desembargador Anselmo Cerello, faz questão de ressaltar que os representantes dos outros países vêm ao Brasil com a única função de acompanhar o pleito.
– Eles não anotarão nada, não farão relatórios e terão acesso limitado aos locais; eles não são observadores, são apenas visitantes –, ressalta Cerello.
O desembargador não soube precisar a qualificação dos visitantes, mas acredita serem cientistas políticos dessas nações. Ele considerou positiva a vinda de estrangeiros, pois o Brasil tem muito a mostrar sobre eleição.
• Mais informações sobre candidatos, partidos, pesquisas, regras e números eleitorais no especial Eleições 2002
ANA MINOSSO / DIÁRIO CATARINENSEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.