| 22/03/2007 19h20min
Santa Catarina vai sediar as etapas de abertura dos Circuitos Brasileiros de Surfe Profissional. O Supersurf, divisão principal, será na praia da Ferrugem, em Garopaba, de 11 a 15 de abril. Antes, de 5 a 8 de abril, a praia da Joaquina, em Florianópolis, sedia a divisão de acesso, a Seletiva Petrobras.
É a segunda vez que os dois circuitos são abertos em Santa Catarina. No começo de fevereiro, o estado também foi palco do primeiro grande evento do WQS, a segunda divisão mundial, no Costão do Santinho, na Capital catarinense.
A marcação das duas principais competições em duas semanas seguidas é estratégica e muitos integrantes do grupo dos 60 surfistas da elite nacional do SuperSurf acabam aproveitando para disputar as duas.
No ano passado, o bicampeão brasileiro Leonardo Neves venceu a etapa de abertura da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino na Praia da Joaquina numa decisão contra um companheiro de equipe, o catarinense William Cardoso.
Os dois terminaram conquistando seus objetivos no final da temporada. O vice-campeão festejou a classificação para o SuperSurf e Léo Neves entrou no WCT, não podendo mais participar de competições não válidas pelos circuitos mundiais da Association of Surfing Professionals (ASP).
Fazendo um caminho inverso, depois de 16 anos representando o Brasil na divisão de elite do surfe mundial, o paranaense Peterson Rosa é uma das atrações do SuperSurf 2007 que será inaugurado em Garopaba, cerca de 60 Km ao Sul da capital catarinense. Peterson quer igualar o feito de Andréa Lopes, que conquistou o tetracampeonato no ano passado.
A partir de 2008, o formato do Supersurf será idêntico ao do WCT, inclusive com a repescagem para a primeira apresentação dos atletas em cada etapa. Com isso, o número de integrantes da elite masculina cairá de 60 para 44 surfistas e a feminina de 24 para 16.
Só permanecerão os 24 primeiros colocados do masculino e as dez melhores do feminino, com o restante do grupo sendo indicado pelos rankings de acesso das competições chanceladas pela Aassociação Brasileira de Surf Profissional.
A principal delas é a Seletiva Petrobras de Surfe Masculino, que classifica dez surfistas nas três etapas, que serão realizadas na Praia da Joaquina, na Baía de Maracaípe em Ipojuca (PE) e na Praia de Itaúna em Saquarema (RJ). Os últimos dez participantes do SuperSurf 2008 sairão dos circuitos regionais do Nordeste (3 atletas), do Sudeste (3) e do Sul (4).
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.