| 08/10/2002 21h28min
A contagem dos votos em urnas com impressoras foi retomada nesta terça-feira, 8 de outubro, em três cidades gaúchas: São Leopoldo, Esteio e Sapucaia do Sul, todas na Região Metropolitana. A auditoria já estava prevista pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e percalços ocorridos domingo a tornaram motivo de mais controvérsia.
Somente em São Leopoldo, em 35 das 359 sessões eleitorais houve pane nas impressoras acopladas às urnas. Nesse tipo de equipamento com voto impresso, cada vez que o eleitor apertava duas vezes o botão "corrige", a votação passava a ser em cédula de papel. Segundo a juíza eleitoral de São Leopoldo, Maria Cláudia Cachapuz, pelo menos em cem sessões da cidade houve esse tipo de problema, além das falhas. O resultado foi o atraso e formação de filas.
Em São Leopoldo, o último eleitor só conseguiu votar às 20h40min de domingo, depois de enfrentar mais de três horas de espera. Este também foi o último município a encerrar a apuração, conforme o TRE, às 12h de segunda feira.
Onze urnas de São Leopoldo foram auditadas. Em Sapucaia do Sul, foram oito e, em Esteio, seis. É o equivalente a 3% do total de urnas em cada um desses municípios, os únicos do Estado a experimentar a urna com voto impresso. Ao todo, eram 147 no país inteiro.
• Acompanhe todos os números da apuração no especial Eleições 2002
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.