| 28/03/2007 13h53min
A Indonésia, país mais afetado pela gripe aviária no mundo, voltará a compartilhar com a Organização Mundial da Saúde (OMS) suas amostras de casos da doença para pesquisa e desenvolvimento de vacinas, informou hoje a imprensa local.
O Governo indonésio se negava a um trabalho conjunto desde o início do ano, alegando que a OMS enviava as amostras a laboratórios farmacêuticos para fins comerciais. Mas o Ministério da Saúde indonésio cedeu e chegou a um acordo, informou hoje o jornal The Jakarta Post.
O acordo foi fechado ontem após um encontro de dois dias na capital indonésia organizado pela OMS para debater as opções para compartilhar informação.
A ministra da Saúde indonésia, Siti Fadilah Supari, considerava que as vacinas atualmente em desenvolvimento por laboratórios privados não teriam um preço acessível para países como a Indonésia. Ela tachou o sistema de injusto.
Supari disse depois que aceitou voltar a compartilhar as amostras já que altos funcionários da OMS garantiram que os vírus não serão entregues para desenvolvimento de vacinas com fins comerciais.
– Vamos modificar nossas práticas para garantir a transparência com os países em desenvolvimento que estão oferecendo amostras e querem compartilhar também os benefícios – disse David Heymann, diretor-geral adjunto da OMS para Doenças Contagiosas.
EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.