| 07/04/2007 15h14min
Ordens enviadas pelos controladores de vôo estão sendo questionadas por pilotos. Nas últimas semanas, em meio ao caos aéreo, o Sindicato Nacional dos Aeronautas recebeu diversas queixas de pilotos que teriam sido obrigados a fazer manobras desnecessárias - como sobrevoar aeroportos antes de pousar ou tomar rotas mais longas - das torres de comando.
- Vários pilotos nos relatam manobras desnecessárias, que acabam causando estresse nas equipes. Sabemos que os controladores estão cumprindo ordens dos oficiais do comando - afirma a presidente do sindicato, Graziella Baggio.
Segundo ela, já houve o caso de um avião decolar com destino à França e receber a orientação de voar em círculos durante algum tempo antes de seguir viagem, mesmo sem que houvesse congestionamento na rota. Na semana passada, um piloto teria recebido ordens da torre de controle para sobrevoar o aeroporto de Congonhas por não haver espaço no pátio para o pouso - mas recebeu a informação da companhia
aérea de que o pátio estava
livre.
- Não tenho como afirmar se é má vontade, ou se eles (os controladores) estão cumprindo as regras. Mas, desde o acidente (colisão entre o avião da Gol e o Legacy, em setembro), temos dificuldades de trabalhar - diz o piloto Fabrício Farret.
Outro piloto, que prefere não ser identificado, diz que o seqüenciamento - a ordem e os intervalos em que os aviões pousam e decolam - é o principal argumento dos controladores quando instruem o piloto a aguardar a autorização para descer.
- Seqüenciamento é a palavra do ano. Às vezes, chegamos ao ponto de achar que é de propósito, porque não tem ninguém na freqüência, e quando pousamos o aeroporto está vazio - observa.
O piloto sustenta que a rotina está mais complicada, especialmente no que tange ao gerenciamento de combustível. Num caso extremo, o piloto seria obrigado a pousar antes do destino.
- Já aconteceu comigo, mas quando informei o controle (de que teria
de pousar), me autorizaram a seguir diretamente ao destino -
diz.
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