| 10/04/2007 16h19min
O anúncio do afastamento de quatro funcionários da Infraero por suspeita de irregularidade não acalmou a oposição, que insiste na instalação da CPI do Apagão Aéreo. Na manhã desta terça-feira, líderes oposicionistas se reuniram com o procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, para pedir pressa na apresentação do relatório ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o pedido de instalação da comissão. O grupo saiu confiante do encontro. Segundo o líder do Democratas (ex-PFL), deputado Onyx Lorenzoni (RS), o procurador sinalizou que dará um parecer favorável até, no máximo, a próxima segunda-feira.
– Tenho certeza de que o bom senso prevalecerá e será instalada a comissão para apurar as causas do verdadeiro caos que é o sistema de tráfego aéreo brasileiro hoje. A instalação da CPI é fundamental para apurar os erros de gestão do transporte aéreo nacional e acabar com o risco que corre o usuário do sistema aéreo brasileiro – disse o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), autor do requerimento de instalação da CPI.
O STF aguarda parecer do procurador para decidir sobre o mandado de segurança que pede a criação da CPI. A expectativa é de que a decisão saia até a primeira semana de maio.
Para Macris, o afastamento de diretores da Infraero só reforça a certeza de que é preciso instalar a CPI para apurar e solucionar os problemas. O deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) acusa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de tentar transferir a terceiros a responsabilidade que lhe cabe como chefe de Estado. Segundo ele, a demissão de operadores de esquemas fraudulentos não resolverá a crise.
– Há 51 meses, Lula retira o bode da sala e a crise persiste. Omisso, o presidente mantém a indecisão como marca registrada. Os exemplos são muitos e exaustivos. Escândalos do mensalão, das sanguessugas, do falso dossiê permanecem abertos. Agora, Lula joga às feras prepostos da Infraero, em mais uma tentativa de remover de seu gabinete os sinais óbvios dos desmandos do governo – diz Aleluia.
Para Aleluia, o anúncio do afastamento dos servidores é uma tentativa de barrar a CPI, mas só aumenta a convicção de que a Infraero é uma caixa preta que precisa ser aberta rapidamente.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.