| hmin
O presidente do PT, deputado José Dirceu (SP), considerou inevitável a elevação dos juros pelo Banco Central, mas ressaltou que isso é consequência de erros da condução da política econômica e deve gerar recessão.
– O governo está tomando medidas inevitáveis. Depois de tantos erros, de tantos desacertos, restou ao governo a recessão, que é ruim para o país (...) E restou ao governo aumentar os juros, o que é também é muito ruim – disse Dirceu, em São Paulo, nesta segunda-feira, 14 de outubro.
O Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, elevou a taxa básica de juros de 18% para 21%, nível mais alto desde julho de 1999.
Dirceu disse ainda que a única alternativa para o governo, se não tivesse tomado a medida, seria conviver com o "descontrole do dólar". Para ele, a alta na cotação da moeda norte-americana, porém, não traz implicações diretas para a campanha do PT no segundo turno.
– A alta do dólar é causada por fatores que não são eleitorais. O país sabe que há uma crise internacional e que há retração de crédito – disse.
O presidente do PT disse que iria conversar com membros do governo sobre as medidas tomadas e que depois voltaria a conversar com a imprensa. Dirceu também voltou a defender uma "autonomia operacional" do Banco Central em um eventual governo do PT.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.