| 19/10/2002 18h58min
O sul-africano Greg Emslie (foto) arrancou a única nota 10 até agora no Petrobras Open Surf e foi o destaque deste sábado, 19 de outubro, na Praia da Joaquina, em Florianópolis. Os catarinenses também tiveram bom desempenho, com o favorito Neco Padaratz e as surpresas Greg Cordeiro e Tiago Bianchini passando às quartas-de-final na etapa do World Qualifying Series (WQS), a divisão de acesso do circuito mundial. A competição termina neste domingo, 20, e o campeão recebe US$ 6 mil e 1,5 mil pontos no ranking do WQS 2002.
Em boas ondas de 1,5 metro de altura na Joaquina, as baterias deste sábado começaram com inesperada derrota do paraibano Fábio Gouveia. Ele foi eliminado em sua estréia na terceira fase para o jovem australiano Adrian Buchan e o cearense Márcio Farney. Os dois classificados nesta bateria participaram depois do confronto mais emocionante do dia.
O australiano assumiu a ponta com uma nota 9,6. Minutos depois, o cearense Lucinho Lima tirou 9,7 – mas ainda assim terminou em último lugar, atrás do conterrâneo Márcio Farney, também eliminado, apesar das boas notas 7,5 e 7,07. Adrian Buchan venceu a bateria com notas 9,6 e 6,5, enquanto o carioca Marcelo Trekinho passou em segundo lugar, com notas 8 e 7,87.
Duas baterias depois, a penúltima das oitavas-de-final, novos recordes. O sul-africano Greg Emslie surfou apenas três ondas e logo na primeira tirou a única nota 10 do Petrobras Open. Na última, conseguiu um 7,83 – suficiente para registrar a maior pontuação de todo o evento: 17,83 pontos de 20 possíveis.
– O mar ficou muito bom. Tem ótimas ondas e depois que eu tirei aquela nota 10 fiquei esperando outra boa para garantir a classificação – disse Greg Emslie.
Na mesma bateria, o carioca Pedro Henrique alcançou a segunda maior marca da competição, totalizando 16,23 pontos. Mas a torcida vibrou mesmo foi com a classificação de Tiago Bianchini, de apenas 15 anos, que superou o cearense Claudemir Lima e o australiano Andrew King para conquistar a última vaga para as quartas-de-final.
– Quando terminei a onda e vi toda a galera vibrando na praia não acreditei, foi muito emocionante – afirmou Tiago, que só ficou atrás de Guilherme Herdy, niteroiense radicado em Florianópolis.
– Dei sorte de cair nesta hora do mar. A maré secou e as ondas estão muito boas. Está sendo maravilhoso o evento, e os organizadores estão de parabéns – elogiou Herdy.
Já Neco Padaratz foi derrotado pelo australiano Troy Brooks, mas ganhou a disputa pela segunda vaga na bateria ao despachar Yuri Sodré (RJ) e Diego Rosa (SC).
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.