| 26/04/2007 10h16min
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 (Bocog) revelou nesta quinta um de seus segredos mais bem guardados e que mais especulações despertou nas últimas semanas: o desenho e o percurso da tocha olímpica.
O percurso da tocha será o mais longo da história dos Jogos Olímpicos modernos e incluirá países de cinco continentes. A surpresa foi a inclusão de Taipé, capital de Taiwan, no trajeto. Historicamente, os chineses não mantêm boas relações com a ilha, considerada uma província rebelde e não um país independente.
Apesar de ser a sede dos Jogos Pan-Americanos de 2007, o Brasil ficará de fora do percurso da tocha olímpica. A única cidade da América do Sul a receber o símbolo olímpico será a capital da Argentina, Buenos Aires. Em 2004, o Rio de Janeiro recebeu a tocha para os Jogos de Atenas.
Na cerimônia, que contou com a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, também foi revelado o desenho da tocha. De cor prateada e vermelha, ela é repleta de espirais próprias da arte chinesa, que simbolizam o céu.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.