| 29/04/2007 13h55min
O espanhol Rafael Nadal provou neste domingo que vive a melhor fase de sua carreira profissional. Na final do torneio de Barcelona, disputado em quadras de saibro, o atual vice-líder do ranking de entradas da ATP passou fácil pelo argentino Guillermo Cañas por parciais de 6/3 e 6/4, conquistado o tricampeonato da competição.
O espanhol ainda chegou à impressionante marca de 72 vitórias consecutivas sobre seu pisto favorito. Nadal não perde uma partida sobre a terra batida desde abril de 2005, quando caiu nas quartas-de-final do torneio de Valência frente ao russo Igor Andreev. Desde então, sua fama de Rei do Saibro não parou de crescer, com o bicampeonato em Roland Garros (2005 e 2006) e os tricampeonatos no Masters Series de Monte Carlos (2005, 2006 e 2007) e agora, em Barcelona.
Foi a terceira vez que o espanhol enfrentou o ressurgido Guillermo Cañas em sua carreira profissional. Apesar de ter conseguido duas vitórias consecutivas em confrontos contra Roger Federer, o atual número 28 do ranking da ATP segue com o incômodo tabu de jamais ter vencido um set sequer contra Nadal, que já havia levado a melhor no Masters Series de Roma e no torneio de Acapulco, ambos em 2005.
Com o título conquistado na Catalunha, o espanhol ainda repete o desempenho do sueco Mats Wilander, que havia sido o único a conquista o tricampeonato em Barcelona (82, 83 e 84). Foi seu 15º título em quadras de saibro, empatando com Gustavo Kuerten como o quarto tenista com o maior número de conquistas nesse tipo de piso.
Na partida deste domingo, Nadal esbanjou superioridade para cima de Cañas. Depois de começar sacando e confirmando seu game com dificuldade, o espanhol conseguiu uma quebra de serviço e se defendeu de duas tentativas do argentino, fechando a parcial em 6/3. O desempenho foi semelhante no segundo set, quando o argentino voltou a se defender bem. Apesar da quebra sofrida, Cañas conseguiu salvar três match points antes de ser derrotado, em partida que durou 1h40min.
Com o título conquistado, Rafa Nadal conquistou mais 300 pontos no ranking da ATP, chegando aos 5175 na lista que será divulgada nesta segunda-feira. Além disso, ele ainda faturou um prêmio de 130,2 mil euros (ou mais de R$ 361 mil).
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.