| 06/05/2007 12h20min
A alemã Greta Arn garantiu neste domingo seu primeiro título na carreira profissional ao vencer o Torneio de Estoril, em Portugal. Aos 28 anos, Greta surpreendeu ao sair da chave do qualifying e vencer suas sete partidas, antes de derrotar a bielorrussa Victoria Azarenka na final por 2 sets a 1, parciais de 2/6, 6/1 e 7/6 (7/3).
Em partida que durou 2h22min, a alemã começou sendo sufocada por Azarenka, 11 anos mais jovem, que conquistou três quebras de serviço sem dificuldade no primeiro set. No segundo, foi a vez de Greta pressionar, devolvendo duas quebras e marcando dois aces, empatando a partida sem demonstrar o cansaço esperado.
Na parcial decisiva, Azarenka chegou a abrir 3/0 e parecia disposta a encerrar logo a disputa, mas três quebras para cada lado acabaram equilibrando novamente as coisas. Greta conseguiu salvar dois match points quando perdia a queda por 5/4, arrastando a decisão para o tie-break. No game final, mais equilibrada, ela conseguiu abrir vantagem de 5-1 e sacou para fechar o jogo.
Apesar da surpresa pela conquista de Greta Arn, atual número 176 do ranking da WTA, não é a primeira vez que o torneio de Estoril assiste ao título de uma representante oriunda do qualifying. Há dois anos, a responsável pelo feito foi a tcheca Lucie Safarova, então com 18 anos. Em sua trajetória, Safarova passou por nomes como Katerina Bondarenko, Virginia Ruano Pascual, Michaella Krajicek e Gisela Dulko, antes de derrotar a chinesa Na Li na final.
No caminho até seu título, Greta precisou passar por Pauline Parmentier, Ilina Kuryanovich e Laura Pous Tio antes de se classificar no qualifying – onde também não figurava entre as favoritas. Com vaga na chave principal, ela ainda derrubou a mesma Laura Pous Tio (que garantiu vaga como lucky loser), além de Caroline Wozniacki, Sofia Arvidsson e Nuria Llagostera Vives.
De quebra, a alemã de 28 anos ainda registra alguns números interessantes com seu título. Além dos 115 pontos conquistados, que devem colocá-la entre as 100 melhores do ranking, ela se torna a tenista mais velha a conquistar um título em 2007, superando os 27 anos da francesa Emilie Loit, campeã em Acapulco. Por fim, ainda superou a russa Yaroslava Shvedova como a tenista de pior ranking a vencer torneio WTA este ano – Shvedova era a número 143 do mundo quando foi campeã em Bangalore.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.