| 29/10/2002 12h17min
O governador eleito de Santa Catarina, Luiz Henrique Silveira (PMDB), declarou em entrevista ao programa Atualidades, da Rádio Gaúcha, que o PMDB deve respaldar o governo Lula. Segundo ele, é interesse do partido contribuir para a governabilidade do país.
– Não há governo que se sustente sem base parlamentar no Congresso – afirmou.
Luiz Henrique comentou o cenário eleitoral no Sul, onde o PMDB elegeu os três governadores, dois deles com apoio do PT: Roberto Requião, no Paraná, e Luiz Henrique, ambos no segundo turno.
Questionado sobre a rolagem de dívidas dos Estados, Luiz Henrique disse ter uma proposta diferente. Segundo ele, é necessário que se faça uma reforma com urgência:
– Lula precisa reunir todos os governadores eleitos, num encontro sem prazo para terminar, para desenvolver um novo pacto federativo. É preciso romper com as estruturas política, fiscal e tributária vigentes – ressaltou.
Na sua opinião, os impostos devem deixar de incidir sobre a produção e salários e voltar-se para o consumo e a renda. No campo político, suas propostas abrangem o financiamento público das campanhas, a fidelidade partidária, a obrigatoriedade de participar de pelo menos cinco debates no primeiro turno e a realização de propaganda eleitoral ao vivo.
Luiz Henrique lembrou de uma frase de Ulisses Guimarães: “a águia só voa com o vento no peito”. Para ele, isso quer dizer que, quanto mais difícil a conjuntura, mais estimulante é o exercício do poder.
– Governar nessas condições adversas exige mais competência, mais criatividade, mais dedicação e espírito de luta – salientou Luiz Henrique.
• Mais informações no especial Eleições 2002
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.