| 03/11/2002 19h20min
O presidente iraquiano, Saddam Hussein, disse aos comandantes de sua força aérea e pilotos no domingo, dia 4, que o Iraque está pronto para a guerra contra os Estados Unidos. Ele conclamou a sua força aérea a "negar ao inimigo a chance de alcançar suas intenções perversas e injustificadas''. E acrescentou:
O presidente dos EUA, George W. Bush, quer acabar com o regime de Saddam, alegando que o presidente iraquiano fabrica armas de destruição em massa, e ameaçou o Iraque com uma ação militar. Os EUA tentam conseguir uma resolução que autorize os inspetores de armas da ONU a voltar a Bagdá após quatro anos de ausência. Em diferentes declarações, Saddam prometeu que os soldados americanos e britânicos "não terão uma vitória fácil'' se atacarem o país.
– Estamos nos preparando como se a guerra fosse começar daqui a uma hora e estamos psicologicamente prontos para isso – afirmou Saddam em um entrevista ao jornal independente egípcio al-Osboa, no domingo.
– O Iraque não será como o Afeganistão. Não significa que sejamos mais fortes que os Estados Unidos, que possui frotas de guerra e mísseis de longo alcance, mas temos fé em Deus, na nação, no povo iraquiano e... no povo árabe e nunca permitiremos que os soldados norte-americanos ou britânicos tenham uma vitória fácil.
O líder iraquiano afirmou que a real razão para qualquer ataque de Washington reside em controlar a região e suas reservas de petróleo. Muitos árabes vêem as políticas dos EUA para a região como influenciadas por Israel, que tentou reprimir um levante palestino contra a ocupação israelense. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.