| 04/11/2002 17h19min
O governador Olívio Dutra (PT) e o governador eleito, Germano Rigotto (PMDB), oficializaram o início do processo de transição em reunião na tarde desta segunda, dia 4 de novembro. No encontro, ficou acertado que alguns temas terão prioridade, como projetos previstos para ocorrerem em janeiro de 2003, como o Verão com Vida – programa do qual participam diversas secretarias de Estado –, a campanha de combate à dengue e a realização do III Fórum Social Mundial, marcado para janeiro, em Porto Alegre. Olívio destacou que atividades em andamento, como o processo de matrículas na rede pública estadual, não serão afetadas.
Rigotto afirmou que a transição será marcada por tranquilidade e transparência, a exemplo do que ocorre no governo federal, com as equipes de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o governador eleito, algumas informações já foram trocadas entre a sua equipe e a de Olívio, mas até a próxima quinta novas informações requeridas nesta segunda deverão estar à disposição. A intenção do peemedebista é estar a par do que ocorre em cada órgão e secretaria estaduais, dos projetos em andamento e da situação financeira do Estado. Segundo Rigotto, serão estes dados que servirão como base para o trablaho a partir de janeiro.
Rigotto disse que tratará com a Comitê Nacional do Fórum Social Mundial como firmar parcerias para a realização do evento. De acordo com o governador eleito, o fórum é importante para o Estado e para Porto Alegre. Ele também garantiu que dará continuidade ao Orçamento Participativo (OP), implantando pelo governo do PT, mas que haverá mudanças na estrutura do OP, que não foram adiantadas.
Nesta terça, Rigotto viaja para Brasília, onde deve se encontrar com o coordenador da transição nomeado por Lula, Antônio Palocci (PT), com FH e com os ministros da Saúde, dos Transportes, da Agricultura e da Justiça. Nos próximos dias, ele espera marcar um encontro com o presidente eleito. A intenção de Rigotto é discutir projetos previstos para o Estado em parceria com a União, ressarcimento de investimentos feitos pelo Rio Grande do Sul em obras federais e comprometimento da receita para pagamento dívidas com a União.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.