| 12/11/2002 21h42min
O pensamento está direcionado para a vitória, mas a verdade é que um simples empate nesta quarta, dia 13, já pode ser considerado bom resultado para o Figueirense. Por vários motivos. Primeiro porque o adversário, o Coritiba, luta diretamente pela classificação à próxima fase. Segundo porque a partida, que começa às 21h40min, será em pleno Estádio Couto Pereira, na capital paranaense.
Mas o argumento mais forte se baseia na tabela de classificação da Série A do Campeonato Brasileiro. A equipe alvinegra tem 27 pontos e com mais dois empates (o outro a ser obtido contra o Paraná, no domingo, dia 17, em Florianópolis) somaria 29, número-chave na briga contra o rebaixamento.
Nessa situação, o time catarinense não dependeria apenas de seus próprios esforços para permanecer na divisão de elite, mas a combinação de resultados é bem improvável.
Para exemplificar, pelo menos uma dessas três intrincadas condições – conjugada a mais outras – teria de se concretizar: o Botafogo vencer seus dois compromissos restantes, ou o Palmeiras ou o Internacional somar quatro pontos.
Não é uma hipótese impossível de ocorrer, mas na atual conjuntura, é bom o Figueirense se agarrar em qualquer possibilidade de contar com a sorte nas duas rodadas finais. Isso porque faz tempo que a equipe não sabe o que é somar pontos.
Há quatro jogos que o Furacão não conquista sequer um mísero empate. Foram quatro derrotas consecutivas, para Juventude, São Caetano, Paysandu e Grêmio. Se tivesse obtido só dois empates nessa seqüência nefasta, já estaria praticamente livre do rebaixamento.
Em relação ao time que entra em campo nesta quarta, o técnico Muricy Ramalho não cogita mais escalar o atacante Thiago Gentil no meio-de-campo, com Artur e Selmir compondo o ataque.
Essa formação não agradou Muricy no treino de segunda. Assim, Thiago Gentil deve atuar no ataque, com William voltando ao meio. Titular nos últimos jogos, o meia Marcelinho sentiu lesão na coxa esquerda e, mesmo se recuperando, deve ficar no banco de reservas.
Ao optar por William, o treinador pretende dar velocidade aos contra-ataques nos espaços que o Coritiba deve proporcionar.
– Ele ficou fora por algumas partidas e isso motiva muito um jogador – disse Muricy, em relação a William.
O Coritiba quer Couto Pereira lotado para a partida desta quarta. Para que a pressão sobre o adversário seja total, a diretoria do clube baixou o preço dos ingressos das arquibancadas de R$ 15 para R$ 10.
O técnico Paulo Bonamigo mais uma vez precisará alterar o time, em razão de contusões e suspensões. Estão suspensos o lateral-esquerdo Adriano e o meia Tcheco. Eles serão substituídos por Badé e Pepo.
Na defesa, Pícoli não se recuperou de contusão no joelho. Em seu lugar entraria Danilo, mas ele foi julgado na segunda pela expulsão contra o Atlético-PR e cumprirá mais uma partida de suspensão. Bonamigo tem como opções Juninho e Tiago.
Com 36 pontos e 11 vitórias, o Coritiba poderá garantir a classificação ao fim desta rodada se vencer o confronto com o Figueirense e for beneficiado por outros três resultados: vitória do Vasco sobre a Ponte Preta, do São Paulo sobre o Vitória e da Portuguesa sobre o Fluminense.
As informações são do Diário Catarinense e da rádio CBN/Diário.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.