| hmin
Usando sofisticados equipamentos eletrônicos, serviços de inteligência dos EUA tentam confirmar que a voz gravada em uma fita seria a do líder da rede Al-Qaeda, Osama bin Laden, atualmente foragido. Bin Laden, na fita obtida pelos norte-americanos, advertiria os aliados dos EUA sobre o apoio deles à "turma de açougueiros da Casa Branca (sede do governo da superpotência)''.
Autoridades norte-americanas disseram que lingüistas escutaram a gravação recentemente divulgada pela rede de TV Al Jazeera no Catar e acreditavam que a voz era mesmo de bin Laden. Mas, segundo essas autoridades, o governo usava equipamentos de análise de voz para comparar a gravação com mensagens anteriores do militante.
Se as suspeitas forem confirmadas, a fita seria a prova mais clara surgida até agora de que bin Laden sobreviveu à campanha de bombardeios dos EUA sobre o Afeganistão. Na guerra, foi derrubado o governo do Taliban, aliado da Al-Qaeda, organização que, segundo os EUA, seria a responsável pelos ataques de 11 de setembro do ano passado.
Na gravação sob análise, a voz elogia os ataques a bomba em Bali (Indonésia), ocorridos no dia 12 de outubro, o assassinato de um fuzileiro norte-americano no Kuweit, a explosão em um navio-tanque francês na costa do Iêmen e a invasão de um teatro de Moscou realizada no mês passado por separatistas chechenos. O homem diz na gravação que essas ações eram ataques retaliatórios contra aliados dos EUA. A mensagem, afirma a voz, seria dirigida principalmente para a Grã-Bretanha, França, Alemanha, Itália, Canadá e Austrália. As informações são da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.