| 15/11/2002 14h46min
O primeiro-ministro israelense Ariel Sharon ampliou sua vantagem nas pesquisas sobre o chanceler Benjamin Netanyahu na corrida para ser o candidato do partido Likud nas eleições gerais de janeiro, segundo pesquisa divulgada na sexta, dia 15. Publicada no jornal Yedioth Ahronoth, a pesquisa dá 54% dos votos a Sharon, contra 38% de Netanyahu. As eleições primárias acontecem em 28 de novembro.
Esses resultados indicam que Netanyahu, considerado um linha-dura até em comparação com Sharon, não está conseguindo convencer os militantes do Likud de que tem a receita para acabar com dois anos de confronto com os palestinos e recessão econômica. Seja quem for o candidato, o Likud deve permanecer no governo, derrotando o Partido Trabalhista na votação de 28 de janeiro. Até lá, está praticamente excluído qualquer avanço no processo de paz, como ficou claro na quinta-feira, quando Israel rejeitou uma proposta do grupo palestino Brigadas dos Mártires de Al Aqsa de suspender os atentados em troca da retirada das tropas israelenses das cidades palestinas.
A pesquisa do jornal, com margem de erro de 4,5 pontos, mostra que o Likud deve conseguir 35 das 120 cadeiras do Parlamento (hoje tem 19), enquanto o Partido Trabalhista cairia de 25 para 19, refletindo a tendência à direita do eleitorado nestes dois anos. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.