| 19/11/2002 09h55min
O secretário de Estado adjunto para a América Latina do governo dos Estados Unidos, Otto Reich, iniciará os contatos de alto nível da administração do presidente George W. Bush com o próximo governo brasileiro com um encontro com o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, na quinta, dia 21. O propósito mais imediato da conversa “é ajudar a preparar o encontro” que Bush e Lula terão em Washington no dia 10, informou o diretor do escritório do Brasil e do Cone Sul, Jim Carragher, que acompanhará Reich.
– Queremos mostrar que esperamos trabalhar de forma estreita e construtiva com o presidente eleito e com todos os membros de sua administração, numa variedade de temas bilaterais regionais e globais que ele enfrentará como presidente do Brasil – disse Carragher.
Reich deve comunicar a Lula os temas que Bush quer discutir no encontro em Washington. Ele também se prontificará para levar ao presidente americano as questões que o brasileiro deseja levantar. Carragher enfatizou que o desejo dos EUA é manter com Lula a “relação muito positiva que teve com o governo Cardoso”. Num gesto claramente calculado para mandar uma mensagem ao futuro governo sobre a sensibilidade de Washington em relação a certos temas, o funcionário americano destacou o apoio político que o Brasil deu ao país depois dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.